Western Digital – My Passport Wireless

Armazenamento Portátil

Este artigo serve para dar a conhecer uma solução de armazenamento portátil e autónomo (sem necessidade de computador), e ajudar a quem procura uma solução de backup fácil enquanto anda a fotografar.

Antes de prosseguir com a análise, informo que este não é um artigo patrocinado e que se baseia num disco que comprei.

Há algum tempo que procurava uma solução que me permitisse fazer backup das fotos, sem ter de usar um computador. Apesar de uma das minhas cameras (Nikon D850) ter wireless, não era prático para grandes quantidades de fotos, quer pela quantidade de informação quer pela velocidade de transferência. E para evitar o computador teria de transferir para o telemóvel por exemplo.
A minha ideia era ter a possibilidade de ligar um disco diretamente ao USB da camera por exemplo, ou ter um dispositivo autónomo que lesse cartões SD, Compact Flash e XQD.

Após alguma pesquisa, encontrei um dispositivo que entre outras funções consegue fazer backup de cartões SD para um disco SSD, funciona a bateria e é extremamente fácil de transportar e utilizar.
Esse dispositivo é o GNARBOX, excelentes carecteristicas e funções mas um grande entrave… o preço ! Perto de 500.00 € pela versão SSD de 256 GB. Sei que tem muitas funções, mas não iria utilizar a maioria delas, aquilo que procurava era algo fácil de usar, alem disso 3 a 6 horas de bateria não é muito se pensarmos num casamento por exemplo. 256 GB seria suficiente mas se forem vários dias de trabalho, pode também ser escasso.

Continuando a pesquisa por alternativas encontrei, da Western Digital, uma solução, mais simples e acessível: o WD My Passport Wireless.
Este gadget tem duas versões principais, o Pro e o SSD, cada uma delas com várias opções de capacidade.

Existem algumas diferenças entre os dois, mas já lá vamos. Primeiro o que é capaz este disco?
A função principal para mim é a capacidade de copiar o conteudo de um cartão de memória para o seu interior apenas clicando num botão e sem o recurso a um computador. Este disco tem uma ranhura SD, pelo que a cópia de cartões deste tipo é direta, tem ainda um porta USB onde é possivel ligar um leitor de cartões ou uma pen e a cópia é igualmente direta.
É possivel aceder a este disco a partir de um computador quer pela ligação normal USB 3.0 ou por wireless, o que permite que o acesso possa ser feito através de uma app, num telemóvel ou tablet.
Tudo isto com uma autonomia anunciada de cerca de 10 horas, se for ligado apenas para o backup deverá dar para utilizar ao longo de um dia inteiro de trabalho.
Há ainda a possibilidade de usar a capacidade da bateria, 6.400 mAh, para servir de Powerbank em situações de emergência, mas carregar um telemóvel atual deve reduzir drásticamente a autonomia do disco.

Diferenças entre a versão PRO e SSD:
-A primeira tem a ver com o tipo de disco usado em cada uma. Na versão PRO é um disco rigido normal, na SSD é, tal como o nome indica um disco SSD. Desta diferença de suportes há, pelo menos duas consequencias, capacidade de armazenamento e robustez. A capacidade da bateria também pode ter alterações mas não me foi possivel fazer comparações.
-A segunda tem a ver com a robustez, a versão SSD, além do disco ser mais resistente a choques e vibrações, este modelo tem ainda uma capa externa em borracha que protege toda a estrutura.
Em termos de capacidades a versão PRO está disponível em 1TB, 2TB, 3TB e 4 TB. Quanto à versão SSD, estão disponíveis as capacidades de 250GB, 500GB, 1TB e 2TB.

Escolhi para mim a versão SSD de 512MB, em termos de capacidade é o suficiente para, pelo menos, 1 dia de trabalho. Em termos de robustez, como estou muitas vezes em movimento e nem sempre nos ambientes mais seguros e calmos, tive algum receio que a versão com disco rígido convencional podesse sofrer com alguns choques, principalmente na altura em que está a fazer a cópia dos ficheiros. Mas, se precisa de mais espaço e consegue manter o disco a trabalhar num sitio seguro enquanto faz as cópias, então a versão PRO pode ser a melhor opção…
Este disco tem o tamanho de um antigo Discman, para os que ainda se lembram do que isso é!!… É um pouco pesado e grande para caber num bolso mas numa mochila, ou numa PeliCase como eu uso, não vai causar grande problema.
A embalagem traz um cabo USB 3.0 para ligar directamente ao computador ou ao carregador, também incluído.
Foi fácil de começar a usar e mesmo a App para Android foi fácil de por a funcionar.
Para terminar, comprei o meu directamente no site da Western Digital, juntamente com um disco da Sandisk (desse falamos depois…), chegou rápido pela UPS e os portes foram grátis

Espero que tenha ajudado, alguma dúvida avisem, terei gosto em ajudar se conseguir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *