Preto e Branco

Fotografar a preto e branco, sim ou não?

Com a fotografia a preto e branco novamente na moda, surgem muitas vezes perguntas sobre como fazer esse tipo de fotografias.

Há, obviamente, dois caminhos principais. Ou seguimos o método mais tradicional e purista, optando pela fotografia analógica usando um rolo para preto e branco; ou então, usamos o nosso equipamento digital para fazer as fotos.

Para quem escolhe a via digital surge muitas vezes uma dúvida: fotografar diretamente a preto e branco, usando a opção do próprio equipamento de fotografia; ou fotografar normalmente a cores e fazer a conversão num software de edição, como o Photoshop, por exemplo.

A minha opção pessoal, salvo situações excecionais, é usar a via digital, por ser mais fácil, mais barato, por não precisar de trocar de equipamento e, sobretudo, por controlar todo o processo.
Quanto à dúvida sobre fotografar diretamente a preto e branco , ou fotografar a cores e depois converter, aí, a minha escolha é sempre por fotografar a cores e depois fazer a conversão no computador.

Fotografia original a cores

Converter a imagem original a cores, para preto e branco, não significa simplesmente escolher a opção “des-saturar” a imagem, retirando a cor por igual, sem fazer qualquer distinção de sensibilidade do preto e branco às diferentes cores.

Imagem convertida a preto e branco sem alteração da sensibilidade a qualquer uma das cores.

Na fotografia analógica, diferentes rolos de preto e branco, tinham também diferentes sensibilidades às diferentes cores. Com essas diferenças era possivel escolher rolos que mais se adequavam a fotografar pessoas ou paisagens por exemplo. O objetivo era obter imagens com mais destaque e contraste para o elemento principal da fotografia.
Em Photoshop podemos recorrer à ferramenta Preto e Branco para simular estas diferenças na hora da conversão.

Os resultados podem ser bem mais satisfatórios e é possivel encontrar na Internet os valores corretos para simular o efeito conseguido com os rolos analógicos de diferentes marcas.

Imagem convertida com algumas alterações de sensibilidade.

Espero que tenha ajudado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *